LIFE SAVER
Filtro capacitivo que possibilita a redução de ruídos e harmônicas na rede elétrica proporcionando economia direta na fatura mensal de energia. Devido à capacidade do LIFE SAVER de anular a impedância entre a rede elétrica e o aterramento para frequências diferentes de 60Hz, as variações de frequência são desviadas para o fio terra, mantendo a onda fundamental a máxima possível estabilizada na frequência de 60Hz, evitando assim, o aumento de consumo de energia elétrica.
Os Filtros LIFE SAVER, atuam de forma passiva e em paralelo na rede elétrica, melhorando significativamente a qualidade da energia elétrica consumida, atuando como filtro capacitivo, indutivo e resistivo e também como pára-raios interno de rede.
É composto por placas que ao se unirem de forma tecnicamente correta, são capazes de criar uma impedância zero entre a rede e o aterramento para anular todas as frequências diferentes de 60Hz.
Este filtro garante a entrada de energia elétrica de melhor qualidade para o consumidor, aumenta a vida útil da instalação elétrica, melhora o rendimento dos motores dos elevadores, resultando desta forma numa redução mínima de 10% no consumo de energia elétrica. Os filtros são montados em caixas conforme NBR 5410 em conformidade com a legislação em vigor.
Entre as variações de frequência mais conhecidas, estão:
Harmônicas:

Consequências: Operações errôneas de disjuntores, relês e fusíveis, sobreaquecimento e baixo rendimento de motores. Degradação dos sistemas eletroeletrônico.
Picos gerados por motores:
Consequências: Travamento, perda de dados, erros de processamento, oscilação de motores e baixa produção. Desperdício de energia com partida de motores.
Interferências externas:
Consequências: Travamento, perda de memória, queima de placas, erros de processamentos, queima de materiais e isolação. Grande incidêcia de sinistro em empresas.
Descargas atmosféricas:
Consequências: Queima total de equipamentos eletroeletrônicos.
Variação de tensão:
Consequências: Sobreaquecimento e desligamento de motores, lâmpadas e equipamentos, redução de vida útil de aparelhos eletroeletrônicos, além de parar as máquinas por queda de disjuntores.
Os Filtros equilibram o funcionamento de máquinas eletrônicas e digitais. É um eficaz para-raios interno de rede, desvia para o fio terra toda descarga atmosférica (raios) que entra pela rede elétrica e evita assim o dano em equipamentos, a proteção se dá em até 6000 ampéres de raio.
Os picos de tensão promovem a queima de lâmpadas que podem ser reduzidos com nosso filtro.
A instalação do LIFESAVER não conflita com as normas em vigor junto as concessionárias de energia elétrica, desde que a instalação seja feita após o relógio medidor, artigo 8 e 9 da portaria ANEEL nº 466 de 12/11/1997 e resolução nº 456 de 29/11/2000, atendendo as normas de instalação NBR 5410.

CRÉDITOS DE ICMS – ENERGIA ELÉTRICA
Desta forma, a utilização do crédito de ICMS restringe-se a 3 hipóteses:
- quando for objeto de operação de saída de energia elétrica;
- quando consumida no processo de industrialização;
- quando seu consumo resultar em operação de saída ou prestação para o exterior, na proporção destas sobre as saídas ou prestações totais.
Assim, as empresas industriais que queiram se creditar do ICMS destacado nas notas fiscais de energia elétrica, terão que confeccionar um Laudo Técnico emitido por um perito para quantificar a energia elétrica consumida nos setores de industrialização. É possível buscar a retroatividade do crédito no período dos últimos 05 (cinco) anos e os valores apurados poderão ser compensados com débitos vincendos do ICMS, atentando-se às normas do regulamento estadual do Estado onde estiver situado o estabelecimento.Outro fato importante que refere-se ao crédito de ICMS sobre as faturas de energia elétrica é a edição da Resolução nº 456, de 29 de novembro de 2000, da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica que tratou, dentre outras coisas, da demanda contratada.As concessionárias de energia elétrica têm dois procedimentos distintos para procederem à cobrança da energia consumida. O primeiro quanto ao consumo (R$/KWh), onde é faturado o valor total da energia consumida dentro do ciclo de leitura discriminado na fatura de energia, e o segundo (R$/MW) onde é faturado o maior valor entre a Demanda Contratada e a Demanda Registrada e é neste caso que existe um ponto a destacar.